CRIANÇAS MORREM POR CONSUMIREM ÁGUA CONTAMINADA

Cerca de 2000 crianças morrem diariamente devido a doenças diarreicas, mas "com vontade política, investimento e enfoque na igualdade, todas as crianças poderiam ter acesso a fontes de água potável e saneamento básico", alertou ontem a UNICEF.
Por ocasião do Dia Mundial da Água, que se assinala na sexta-feira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirma em comunicado que das 2000 mortes diárias, "perto de 1800 são por causas relacionadas com as más condições da água que consomem, do saneamento e da higiene precários".
O chefe do programa de água, saneamento e higiene da UNICEF, Sanjay Wijesekera, referiu ainda no mesmo comunicado que "todas as crianças têm direito à saúde, o direito a sobreviver, e o direito ao melhor futuro possível".
Dados da UNICEF sobre mortalidade infantil mostram que cerca de metade das mortes de crianças menores de cinco anos ocorrem em apenas cinco países (Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e China) e considera ser um número "gigantesco" a morte de 760000 crianças em 2011.

fonte:DNPORTUGAL
http://www.dn.pt/portugal/interior/criancas-morrem-por-consumo-de-agua-contaminada--3122336.html